Arquitetos projetam um prédio com centenas de árvores e plantas

Imagem de um prédio mostrando o terraço com árvores e as varandas repletas de plantas para ilustrar post cujo título diz que arquitetos projetam um prédio com centenas de árvores e plantas.
A fachada de aço em forma de grade criará varandas e áreas de terraço para todos os moradores. Imagem: Engram/New Atlas/Reprodução.
Getting your Trinity Audio player ready...

Começaram as obras de um novo arranha-céu perto de Paris, na França, projetado pela influente empresa holandesa MVRDV. Batizado de La Serre, o edifício será definido por uma fachada de grade de aço que abrigará centenas de árvores e plantas, permitindo que cada morador possa desfrutar com privacidade de sua própria varanda ou área de terraço cheia de vegetação.

O La Serre está sendo criado em colaboração com a arquiteta e paisagista Alice Tricon e a desenvolvedora OGIC, e será composto por 18 andares. Serão 190 apartamentos, 30% dos quais designados moradia social, além de alguns espaços comerciais no piso térreo.

A ideia por trás do projeto geral é criar uma “vila vertical” paisagística, com várias áreas compartilhadas para os moradores se encontrarem e socializarem ao lado dos espaços de varanda e terraço privativos mencionados.

O prédio abrigará uma área considerável de 3.000 metros quadrados de espaço ao ar livre. Serão plantadas 390 árvores, das quais 338 ficarão na área exterior do La Serre, com as restantes circundando o edifício.

A fachada também conterá 150 espécies diferentes de plantas que foram cuidadosamente selecionadas, considerando sua altura dentro do edifício, bem como exposição ao sol e ao vento.

A MVRDV colaborou com ecologistas para instalar caixas dentro das quais espécies locais de aves e morcegos possam aninhar. Além disso, o prédio também fará uso de águas residuais recuperadas, presumivelmente para irrigação, mas isso ainda não foi especificado.

“A vibrante fachada aberta do La Serre não apenas aumenta a biodiversidade de Issy, mas também cria conexões entre os moradores e com a cidade, promovendo a sustentabilidade social”, disse a MVRDV. “Mais de 25% da área habitada do edifício será dedicada a terraços e varandas, proporcionando uma média de 15 metros quadrados de espaço ao ar livre por morador”.

“Seja nas áreas comuns ou em varandas privadas, o verde será cuidado por um jardineiro dedicado a garantir uma boa manutenção. As escadas e passarelas conectam todos os espaços compartilhados, desde o salão principal no térreo até a janela urbana no coração da estrutura, além do jardim comum na cobertura – que oferecerá aos moradores vistas panorâmicas da cidade.”

A primeira árvore do La Serre foi plantada durante a cerimônia de inauguração, cuja construção deve ser concluída em 2026. O projeto encerra algumas semanas extremamente movimentadas para a MVRDV, que também completou o projeto Pyramid of Tirana e uma loja da Tiffany & Co., enquanto mostra sua próxima colaboração com a Diamond Schmitt e também um aeroporto.

Fonte: MVRDV

Artigo original (em inglês) publicado por Adam Williams na New Atlas.

Sobre o autor
Adam Williams vasculha o mundo a partir de sua casa, na Espanha, para trazer o melhor da arquitetura inovadora e do design sustentável para as páginas da New Atlas. A maior parte de seu tempo livre é gasta brincando com música, mexendo em computadores Macintosh antigos e tentando manter na estrada seu ônibus VW ainda mais antigo.

Galeria de fotos adicionais do La Serre

Similar Posts