Design verde dessa biblioteca torna-se um convite para visitas

Foto artística da fachada envidraçada de um prédio com design inovador para ilustrar o post: Design verde dessa biblioteca torna-se um convite para visitas.
A Biblioteca Columbia contará com uma fachada inclinada e cheia de vegetação que permitirá aos visitantes acessar diferentes partes do prédio e apreciar a vista. Foto: Devisual/Heatherwick Studio/New Atlas/Reprodução.

Recentemente, a firma inglesa de arquitetura e design, Heatherwick Studio, revelou planos para sua primeira biblioteca pública. A construção da Biblioteca Columbia apresenta uma linguagem de design semelhante à de projetos anteriores, como o Maggie’s Leeds e o Little Island. O design verde dessa biblioteca torna-se um convite para visitas, visto ser definido por um exterior atraente, com passarelas cobertas de vegetação por todo o caminho, até chegar a um terraço na cobertura.

A biblioteca estará situada em Columbia, no estado americano de Maryland. A ideia de encher de verde a parte exterior da biblioteca é para que funcione como isolante térmico, além de inserir o prédio na paisagem da qual ele fará parte.

“O edifício em si parece se erguer da paisagem ao redor, com escadarias em cascata que serpenteiam pela fachada para revelar o átrio aberto de dois andares onde o condado planeja sediar um programa para eventos públicos”, explicou a firma.

“Honrando a visão de respeito à natureza, cultivada por James Rouse (fundador de Columbia), os terraços do prédio da biblioteca abrigarão várias espécies de plantas nativas para o prazer e recreação dos moradores da cidade. A fachada se unirá perfeitamente ao parque público situado ao seu redor e à beira do lago, tornando-se parte integrante do local natural de encontro e relaxamento da comunidade.”

A Biblioteca Columbia funcionará como uma biblioteca tradicional e também como um espaço comunitário para a realização de eventos. Foto: Devisual/Heatherwick Studio/New Atlas/Reprodução.

O interior da Biblioteca Columbia possui um design que reflete a flexibilidade juntamente com sua função principal: repositório de livros. O prédio de cinco andares será organizado para incluir assentos em um anfiteatro para eventos, além de áreas de lazer, áreas de trabalho e áreas projetadas para o ensino de habilidades tão variadas como cozinhar e lidar com a tecnologia da informação. O espaço terá acabamento em madeira e vidros generosos para maximizar a luz natural em seu interior e oferecer uma vista para um lago adjacente.

A biblioteca está sendo encomendada pela empresa Howard Hughes e pela biblioteca do condado de Howard. A construção está prevista para começar no final de 2024, com planos para abri-la ao público em 2027.

Fonte: Heatherwick Studio

Artigo original (em inglês) publicado por Adam Williams na New Atlas.

Sobre o autor
Adam Williams vasculha o mundo a partir de sua casa, na Espanha, para trazer o melhor da arquitetura inovadora e do design sustentável para as páginas da New Atlas. A maior parte de seu tempo livre é gasta brincando com música, mexendo em computadores Macintosh antigos e tentando manter na estrada seu ônibus VW ainda mais antigo.

Similar Posts