Layouts inteligentes otimizam espaços de casas minimalistas

Foto interna da sala e cozinha de uma pequena casa para ilustrar que layouts inteligentes otimizam espaços de casas minimalistas.
O interior da casa tem acabamento em madeira de abeto (árvore nativa da América do Norte e Europa) e se enche de luz graças à presença de vidros largos. Foto: Baluchon/New Atlas/Reprodução.

Por conta de severas restrições de espaço na França, as minúsculas casas por lá sempre serão desafiadoras [para arquitetos, engenheiros e construtores], simplesmente por não ser possível encaixar as opções encontradas nos modelos norte-americanos de casas pequenas, mas que geralmente são bem maiores que os modelos franceses. Siga lendo para entender como os layouts inteligentes otimizam espaços de casas minimalistas.

Diante da opção de apenas seis metros de comprimento para trabalhar, a Baluchon (pequena empresa francesa) recentemente conseguiu espremer uma quantidade impressionante de itens dentro de seu modelo contemporâneo de casa minimalista, chamada Ræv (que em dinamarquês significa raposa), que inclui uma área de loft com rede, muito espaço de armário e uma cozinha bem equipada.

Os convidados entram na casa pela sala de estar, a qual apresenta uma área relativamente espaçosa que acomoda um sofá-cama grande com gavetas integradas. Além disso, a sala também tem uma mesa de jantar e um pequeno forno a lenha que serve para o aquecimento principal da moradia. O conjunto de vidraças é generoso e preenche o interior da casa com muita luz natural.

A área da cozinha encontra-se adjacente à sala de estar e possui muito espaço de armazenamento para louças, porcelanas e outros objetos. No que diz respeito a eletrodomésticos, a cozinha tem forno e fogão a gás propano de quatro bocas, lava-louças, geladeira e pia. Uma porta de correr com um prático quadro-negro embutido dá acesso ao banheiro que parece bastante compacto, mas que tem um chuveiro com ducha, vaso sanitário e cofre escondido dentro do armário.

A área do andar superior da casa tem um dormitório pequeno no estilo loft, com teto baixo, cujo acesso se dá por meio de uma escada de madeira e inclui o tipo de cama de casal com a qual os leitores estarão mais do que familiarizados.

Área do quarto com teto baixo estilo loft e piso de rede para relaxamento e leitura. Foto: Baluchon/New Atlas/Reprodução.

Além disso, os projetistas acrescentaram algo interessante ao design: um piso com rede – semelhante ao modelo Sïana, da Baluchon – que pode ser usado como uma área extra para relaxamento ou leitura, aumentando o espaço disponível sem bloquear a luz do dia.

A casa tem exterior revestido em cedro vermelho e alumínio, assentada sobre um reboque com estrutura de eixo duplo [o que facilita o deslocamento da casa para outro local de moradia]. A energia vem de uma conexão no padrão dos veículos recreativos norte-americanos, conhecidos como RVs.

A casa minimalista Ræv mede apenas seis metros de comprimento. Foto: Baluchon/New Atlas/Reprodução.

Não temos informações sobre o preço exato desse modelo Ræv, mas as casas minimalistas da Baluchon geralmente custam a partir de $85 mil dólares americanos.

Fonte: Baluchon

Artigo original (em inglês) publicado por Adam Williams na New Atlas.

Sobre o autor
Adam Williams vasculha o mundo a partir de sua casa, na Espanha, para trazer o melhor da arquitetura inovadora e do design sustentável para as páginas da New Atlas. A maior parte de seu tempo livre é gasta brincando com música, mexendo em computadores Macintosh antigos e tentando manter na estrada seu ônibus VW ainda mais antigo.

Similar Posts