Sistema da Hyundai e Kia pode revolucionar o design dos elétricos

Imagem de dois módulos de veículos comparando os sistemas de transmissão ilustram o post cujo título diz que um sistema da Hyundai e Kia pode revolucionar o design dos elétricos.
Sistema de tração de um EV convencional (esquerda) comparado com uma configuração Uni Wheel (direita). Imagem: Hyundai Motor Company/New Atlas/Reprodução.

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Do mesmo jeito que os carros a gasolina, os veículos elétricos são limitados em espaço e design pelo layout de seu sistema de tração. A Hyundai Motor Company e a Kia Corporation começaram a resolver essa questão, com um novo e radical Sistema Universal de Tração nas Rodas, conhecido como Uni Wheel.

Em carros movidos a combustão interna, o motor ocupa muito espaço, assim como a transmissão e eixos que transferem a potência do motor para as rodas. Em um carro elétrico, o motor é substituído, mas o design do veículo ainda precisa criar uma maneira de ligar esse motor a pelo menos duas das rodas.

É aí que entra o Uni Wheel. Revelado em 29 de novembro em um evento de mídia em Seul, a configuração troca um motor grande por quatro menores. Cada um desses motores está localizado ao lado de uma das rodas do veículo, e conectado através de um eixo de transmissão curto.

Uma engrenagem de redução ocupa o que de outra forma seria um espaço vazio dentro de cada cubo de roda. Ela é uma “engrenagem solar” central que gira pelo eixo de transmissão e que é conectada por meio de ligações articuladas a quatro pinhões periféricos. Esses pinhões, por sua vez, são mesclados a uma “engrenagem de anel” – grande e única – que circunda a circunferência do cubo.

Um olhar atento para um dos módulos da Uni Wheel que engaja um anel externo de engrenagem. Imagem: Hyundai Motor Company/New Atlas/Reprodução.

Assim, em cada unidade Uni Wheel… o motor gira o eixo de transmissão, causando uma rotação na engrenagem sol que, por sua vez, gira as engrenagens do pinhão. Estas giram a engrenagem do anel para que possa girar a roda. Se isso parece confuso, o vídeo no final deste artigo vai ajudar a entender melhor.

Além disso, graças aos pontos de pivô nas ligações (que permitem que elas se flexionem na medida em que as engrenagens giram), a transmissão de potência de cada motor para cada roda permanece eficiente e consistente mesmo quando a roda se move para cima e para baixo na hora que passa por solavancos na estrada.

Por outro lado, quando as rodas de um sistema de transmissão tradicional se movem verticalmente, a eficiência da transmissão de potência diminui à medida que o ângulo de deflexão do eixo de transmissão aumenta.

Imagem de três rodas mostram como funciona o sistema de transmissão como ilustração do post cujo título diz que um sistema da Hyundai e Kia pode revolucionar o design dos elétricos.
As imagens sequenciais mostram como a ligação permite a transmissão contínua de energia mesmo quando a roda se move para cima e para baixo. Imagem: Hyundai Motor Company/New Atlas/Reprodução.

Outras supostas vantagens do sistema Uni Wheel incluem maior durabilidade e torque, juntamente com a capacidade de controlar independentemente o torque em cada roda para melhor manuseio. E como mencionado anteriormente, foi também constatado que mover a maior parte do sistema de transmissão para as rodas proporciona espaço adicional dentro do veículo.

Esse espaço poderia ser usado para ter mais assentos, mais capacidade de carga ou para interiores reconfiguráveis – o fato do piso poder ser completamente plano certamente ajudaria nesse sentido. O espaço extra também poderia ser usado para baterias adicionais, expandindo assim a gama de veículos elétricos sem torná-los fisicamente mais largos.

A Hyundai e a Kia agora planejam melhorar a relação de redução de marchas da Uni Wheel e atualizar seus sistemas de lubrificação e refrigeração. No momento, não há informações sobre quando o novo sistema pode realmente entrar em produção.

“Temos o prazer de mostrar ideias inovadoras que podem mudar o jogo no futuro do mercado de mobilidade”, disse Jongsool Park, membro sênior do Instituto de Desenvolvimento de Tecnologia Avançada do Hyundai Motor Group. “Vamos aperfeiçoar a tecnologia para que os clientes possam experimentar a mobilidade de uma forma completamente diferente e nova”.

Uma observação adicional interessante é que a Hyundai desenvolveu anteriormente um sistema e-Control Module no qual quatro unidades de roda multifuncionais separadas são capazes de girar de forma independente, permitindo giros de 90 graus. Uma equipe da Universidade de Waterloo, no Canadá, está trabalhando em um sistema semelhante.

O primeiro conceito de sistema de direção do mundo | Sistema de Tração Universal nas Rodas.

Fonte: Hyundai

Artigo original (em inglês) publicado por Ben Coxworth na New Atlas.

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